Conheça Belém

BELÉM

Fundada em 1616, por Francisco Caldeira Castelo Branco, Belém é uma das dez cidades mais movimentadas e atraentes do Brasil. Com uma população de 1.392.031 habitantes, a capital do Pará é a segunda cidade mais populosa da região e considerada a capital com melhor qualidade de vida do Norte do Brasil. Cidade de beleza exuberante, Belém possui locais dignos de serem visitados, sendo alguns deles:

 

Portinha

Caso queira conhecer algumas das comidas típicas de Belém, a “Portinha” é uma ótima opção para você. Ingredientes regionais como pato, jambu, cupuaçu e tucupi, são alguns dos itens que compõem o cardápio desse lugar aconchegante.

Endereço: Rua Dr. Malcher, s/n (quase esquina com a rua Gurupá) – Cidade Velha

Tel.: (91) 9115-2222

Horário de funcionamento: sexta a domingo, das 17 às 22hs

 

Estação das Docas

Referência nacional, a Estação das Docas é um local amplamente visitado e amado por turistas e por próprios habitantes de Belém. Consegue reunir em apenas um lugar opções de gastronomia, música, moda, lazer e eventos, promovendo ao mesmo tempo diversão, conforto e segurança.

São promovidos diversos projetos que são abertos ao público.

Confira alguns dos projetos:

Cine Estação: Produção audiovisual que oferece ao público um circuito de filmes alternativos.

Rock na Orla: Projeto especial com atrações paraenses valorizando a cultura do rock.

Memorial do Porto: Inaugurada em 2000, junto com o complexo turístico, a exposição permanente conta, através de peças, a história da navegação no Pará.

Música no Ar: Diariamente, os músicos interpretam o melhor da música paraense, nacional e internacional, nos Palcos Deslizantes - estruturas metálicas suspensas nos Armazéns 1 e 2.

Teatro ao Pôr-do-Sol: Espaço para a arte cênica popular com apresentação de peças teatrais infantis voltados à realidade amazônica.

Pôr-do-Som: Apresentação de espetáculos parafolclóricos.

 

Para mais informações: http://www.estaçãodasdocas.com.br

Endereço: Av. Boulevard Castilhos França, s/n – Campina

Tel.: (91) 3212 5525 http://www.estaçãodasdocas.com.br

Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 10 às 22hs

 

claudio-santos

Foto: Cláudio Santos – Agência Pará

 

marcio-paiva

Foto: Márcio Paiva

 

Praça da República

Nem sempre a Praça da República, um dos pontos mais bonitos de Belém, possuiu esse nome. Antigamente possuía o nome de Largo da Campina, depois passou para Largo da Pólvora e posteriormente, com a troca de regime, passou para “Praça da República”.

Atualmente possuem diversas árvores ao seu redor para embelezar o local, além de monumentos e ocasionalmente, feiras.

Endereço: Av. Presidente Vargas, s/n – Campina

Horário de funcionamento: domingo, das 8 às 18hs

 

Parque Zoobotânico Emílio Goeldi

Localizado no centro urbano de Belém, o Parque recebe anualmente cerca de 200 mil visitantes. Fundado em 1895, é um dos mais antigos parques botânicos existentes e reúne cerca de 2 mil espécimes de plantas tropicais com 600 exemplares da fauna da região.

Site: http://www.museu-goeldi.br/

Endereço: Av. Magalhães Barata, 376 - São Braz

Telefone: (91) 3219-3358

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9 às 17hs

A exposição permanente e o aquário funcionam de terça a domingo, das 9 às 12 horas, e das 14 às 17hs

 

Mercado “Ver-o-peso”

Cartão postal de Belém, o mercado “Ver-o-peso” é uma das feiras mais populares e tradicionais da cidade. Reúne diversos vendedores e clientes de produtos diversos, ideal para aqueles que querem conhecer um pouco mais a gastronomia e cultura Paraense.

Seu nome vem pelo fato do local ter sido posto de fiscalização da coroa portuguesa dos produtos comercializados na região, onde funcionava a Casa de Haver o Peso, durante o século XVII. Hoje, oferece uma diversidade de produtos, agregando grandemente para a cultura local.

Av. Blvd. Castilhos França, S/N - Comércio, Belém

claudio-santos-2

Foto: Claudio Santos – Agência Pará

 

Mangal das Garças

Um dos pontos turísticos mais visitados de Belém, o Parque Naturalístico Mangal das Garças, foi criado pelo Governo do Pará em 2005 e é o resultado da revitalização de uma área de cerca de 40.000 metros quadrados às margens do Rio Guamá. Possui como destaque o seu borboletário, sendo o maior borboletário público do Brasil, abrigando cerca de 3.500 borboletas.

Endereço: Pass. Carneiro da Rocha, s/n - Cidade Velha

Telefone: (91) 3242-5052

cristiano-martins

Foto: Cristiano Martins Arquivo Ag. Pará

 

Ilha do Cumbu

Programa tradicional para os habitantes de Belém, a visita à Ilha do Cumbu é considerada uma parada obrigatória para aqueles que estão de passagem pela cidade. A travessia de Belém para o Combu tem uma duração média de apenas 15 minutos. Para os que se interessam pela natureza, ar fresco e simplicidade, os restaurantes e banhos de rio serão de grande agrado.

ilha-do-combu

 

ilha-do-combu-2